Blogdo jirico

Blogdo jirico
tudo que é bom presta

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Souza Lopes e Ibope na mira da Justiça


Na data desta quarta feira, o Partido Patria Livre requereu ao TRE dados internos das cinco pesquisas Souza Lopes canceladas pela Justiça e da ultima registrada no TRE. Foi requerido cópias de todos os questonarios de todas as pesquisas, com data, cidade, bairro, hora, bem como a cópia dos contratos de prestação de serviços entre empresa pesquisadora e contratante, cópia de Notas Fiscais emitidas na época de cada serviço prestado e os comprovantes de recolhimentos dos Tributos. Segundo a Advogada Jaciane Ribeiro, que requereu esses dados pelo PPL,  tal petição visa a comprovar se realmente a empresa Souza Lopes foi a campo para fazer nova consulta ou se está usando dados das pesquisas anteriormente canceladas pela justiça.
A pesquisa Souza Lopes , empresa de consulta que teve cinco pesquisas eleitorais canceladas na justiça eleitoral por irregularidades , bem como a aplicação de mais de 200 mil reais de multa, registrou nova pesquisa no TRE sob numero PB 0030/2014.  Mesmo com tantas multas aplicadas e registros cancelados pela justiça , a Empressa Souza Lopes contratada pela TV Correio, insiste em querer divulgar pesquisas eleitoral e apesar de tantos atropelos ainda não aprendeu a lição. Segundo o advogado Francisco Ferreira, que impugnou todas essas pesquisas pelo candidato a deputado estadual Leandro Wagner do PPL, essa pesquisa PB30/2014  também apresenta irregularidades. " Pra se ter ideia , no questionário onde tem perguntas para intenções de voto para Presidente da Republica, na pergunta P10, todos os candidatos apresentam o nome da sigla do seu partido, exceto a candidata Dilma Russeff que teve esse direito desrespeitado pelo Instituto de Pesquisa numa clara afronta ao principio da isonomia entre os candidatos e a lisura do pleito eleitoral. Por outro lado, no estado do Mato Grosso, um instituto foi multado por ter divulgado pesquisa onde no questionário constava apenas uma letra errada no nome do candidato, quanto mais a omissão da sigla do Partido," concluiu o advogado.
  Já com relação ao IBOPE, o jurista  está entregando ao Ministério publico Federal um material para que se possa apurar na esfera penal a magica que eles estão trazendo nos cálculos de margem de erro e nível de confiança da pesquisa. Na ultima pesquisa registrada pelo IBOPE, que poderá ser divulgada dia 19/09/2014, o Instituto trouxe como margem de erro 3% e intervalo de confiança de 95%, e segundo o jurista,,  a amostra a ser pesquisada para que se pudesse concluir por essas margens, deveria ser de no minimo 1065 pessoas pesquisadas, todavia, o IBOPE só ouviu 812 pessoas, quase 300 pessoas a menos . Com isso eles economizam tempo, recursos fisicos , humanos e financeiros.

Nenhum comentário: