![]() |
| Centro de Guarabira |
Em seis cidades
paraibanas já choveu acima da média prevista para este mês. O município
com maior volume acumulado é São João do Rio do Peixe, onde a média de
chuvas em fevereiro é de 171,1 milímetros e até ontem, os pluviômetros
marcaram 220 mm, um aumento de 28,6%. Na cidade, as chuvas, que vieram
acompanhadas por raios e trovões, causaram inundações. Um bairro inteiro
ficou alagado e mais de 10 casas foram danificadas.
A Defesa Civil
do Estado explica que os problemas ocorrem porque as cidades não se
preparam para enfrentar os desastres nos períodos chuvosos. Em Poço José
de Moura, Mari, Triunfo, Mato Grosso e Guarabira, também choveu acima
da média. A previsão da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) é
que as precipitações continuem pelos próximos dias, com maior
concentração no Sertão do estado.
Até a madrugada
de sexta (14), a chuva que caiu em São João do Rio do Peixe, marcou 70
milímetros que, somada às chuvas ocorridas durante a semana, chegou ao
acumulado de 220 mm. A precipitação se concentrou na zona urbana e o
volume de água elevou o nível do Rio do Peixe, no trecho que fica na
cidade.
De acordo com o
secretário de Infraestrutura de São João do Rio do Peixe, Carlos
Mangueira, as chuvas que caíram nos últimos três dias, foram o
suficiente para alagar várias ruas, mas o bairro mais castigado foi o
Adelino Pinto, onde praticamente todas as ruas ficaram intransitáveis.
“Muita água se
acumulou e pelo menos 10 casas foram danificadas, mas sem grandes
problemas. Não foi preciso remover nenhuma família de suas residências.
Está sendo preciso usar máquinas retroescavadeiras para limpar a área e
fazer serviços paliativos para evitar maiores danos. Se chover mais,
tememos que a situação se agrave”, disse. Na última quarta-feira, o teto
de um mercado de frutas desabou na cidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário