Blogdo jirico

Blogdo jirico
tudo que é bom presta

domingo, 17 de agosto de 2014

Luxemburgo celebra vitória, mas prega cautela: 'Não aconteceu nada'


Luxemburgo celebra vitória, mas prega cautela: “Não aconteceu nada”
Após triunfo sobre o Coritiba, treinador pede seriedade para afastar de vez o perigo, mas vibra com primeiros triunfo e gol como visitante: "Dois coelhos com uma porrada"

Por Cahê MotaCuritiba

Após sete rodadas e quase três meses, o Flamengo deixou, enfim, a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A vitória contra o Coritiba, neste domingo, por 1 a 0, no Couto Pereira, tirou o clube das últimas quatro posições. Além disso, foi o primeiro triunfo do Rubro como visitante e o primeiro gol fora de casa na competição. Fatores festejados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo que, no entanto, prega cautela. 

- Estamos trabalhando, mas não aconteceu nada. Se perdermos mais na frente, voltamos para a confusão de novo. Não terminou a competição. Estamos buscando um percentual que nos dê tranquilidade para sair (da zona). Se terminasse hoje, estaríamos fora. Mas temos que continuar trabalhando. Temos um jogo em casa agora e foi importante vencer fora. Tinha a história de não fazer gol, não vencer fora do Rio, e já matamos dois coelhos com uma porrada só. Isso é muito bom, dá tranquilidade. 

A primeira vitória como visitante foi festejada por Luxemburgo. Para ele, os três pontos conquistados contra o Coritiba podem fazer a diferença lá na frente. No entanto, o treinador pede pés no chão, lembra que a briga do Flamengo continua sendo contra o rebaixamento e tratar de brecar, pelo menos momentaneamente, ambições maiores no Campeonato Brasileiro. 

- O que faz a diferença é conseguir algo fora de casa. Mas nossa competição continua a mesma: sair da confusão. Estamos na parte de baixo (da tabela) e nossa briga é ali. Não adianta pensar em Cruzeiro, Corinthians, Inter... Eles estão em outro mundo.
Luxemburgo: no Couto Pereira, Fla conseguiu a primeira vitória como visitante neste Campeonato Brasileiro 
(Foto: Agência Getty Images)
A entrevista de Luxemburgo na íntegra 
Saída da zona 
- Estamos trabalhando, mas não aconteceu nada. Se perdermos na frente, voltamos para confusão de novo. Não terminou a competição. Estamos buscando um percentual que nos dê tranquilidade para sair (da zona). Se terminasse hoje, estamos fora, mas temos que continuar trabalhando. Temos um jogo em casa agora e foi importante vencer fora. Tinha a história de não fazer gol, não vencer fora do Rio, e já matamos dois coelhos com uma porrada só. Isso é muito bom, dá tranquilidade. Perder fora de casa é complicado. O que faz a diferença é conseguir algo fora de casa. Nossa competição continua a mesma: é sair da confusão. Estamos na parte de baixo e nossa briga é ali. Não adianta pensar em Cruzeiro, Corinthians, Inter... Eles estão em outro mundo.

Bom momento da defesa 

- Fechamos a casinha e não deixamos nenhum visitante entrar, só com a minha permissão (risos). Quando estamos vivendo um momento difícil, não é por ser o Flamengo que vou jogar para cima. No momento difícil, é preciso fechar, jogar por uma, duas bolas. Quando estiver tudo tranquilo, as coisas começam a fluir. Mudamos algumas coisas defensivamente, posicionamento, e a coisa funcionou. É importante começar a marcação lá na frente, fechando a casinha, e trazendo o adversário para o nosso campo marcado. 

Realidade do Flamengo 

- O futebol é falado com muita mentira. Estou sendo verdadeiro. Qual é a competição do Flamengo hoje? É sair da confusão. Eu tenho que passar isso para o torcedor, não posso ficar enganando. E falei isso para meus jogadores: "Rapaziada, quero que vocês entendam que nossa competição é na parte de baixo, temos que lutar aqui para sair desse negócio". Agora, o importante é o torcedor comparecer quarta-feira em grande número, o sócio-torcedor seguir acreditando, participar das ações. São coisas importantes. Colocamos a cara para fora, mas não saímos totalmente. 

Copa do Brasil

- Vai sair o sorteio agora. Ninguém vai abdicar da Copa do Brasil, mas a preferência é o Brasileiro. Isso é uma verdade, para não chegar lá na frente e ter o questionamento. Não vamos abrir mão, mas o foco é o campeonato. Se conseguirmos seguir nas duas competições, ótimo. Se não der, vamos em uma só. 

Aproveitamento de 75% 

- No geral, o aproveitamento ainda é ruim. Não posso esquecer o que aconteceu para trás e que nos trouxe a este momento aqui. Temos que melhorar para recuperar. Temos 75% da minha participação, mas é preciso aumentar. Nós entramos em campo podendo ser o último colocado se perdesse e saímos na 13ª colocação. Muitos jogadores que não prestavam vão começar a prestar, as pessoas começam a acreditar nas coisas que são criadas. Não quero isso. O Flamengo briga na parte de baixo. Não adianta pensar que temos um elenco com excelentes jogadores, com número grande.... Não temos, se tivéssemos estaríamos em uma posição melhor. Essa é a nossa realidade. Vamos com calma.

Élton 

- Contratação é assunto interno. Vocês são repórteres, buscam a informação e eu fico no interno. Se contratar mesmo, depois eu falo o que achei. 

Evolução defensiva

- Se achar que está bom, vem porrada, vem confusão. Vamos continuar trabalhando, vamos fazer as coisas acontecerem. 

Vitória fora de casa após quase cinco meses

- Ganhar é sempre muito bom. A gente vai comemorar com os familiares, o pós-jogo é melhor. Perder é duro, é ruim para caramba.

Estilo Luxa no Flamengo 

- Temos que seguir trabalhando, fazendo o que tem que fazer. Quis transformar o ambiente em ambiente bom de trabalho. Se o cara não chegar feliz para trabalhar, não vai produzir. Mesmo na zona, o ambiente era de confiança, de seriedade, responsabilidade, e leve, descontraído, feliz. Assim, coisas boas acontecem. Se o cara vai trabalhar rancoroso, revoltado, não vai produzir. O cara sai de casa indo para o treino sabendo que vai ser legal.
:

Nenhum comentário: